Avançar para o conteúdo principal

"Minha escola, meu império - Alea jacta est!" - Ideias com mérito RBE


A candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Unesco tem conduzido a comunidade de Condeixa a uma envolvência em torno do legado romano. Neste século XXI urge pôr a descoberto o que, do amplo  manto da Antiguidade, enriquece a modernidade e a valoriza, potenciando a riqueza desta herança. Perseguindo os desígnios do “Roteiro para a Educação Artística da UNESCO”, um documento que aponta para a introdução ou promoção da Educação Artística em ambientes educacionais (formais e não formais), julgamos que importa investir no que se poderá extrair como eclético, novo e transformador. 

O Agrupamento aposta no seu PAA na temática “Condeixa romana, Condeixa verde”. As bibliotecas escolares julgam poder contribuir como input de soluções pedagogicamente estruturadas, observando o contexto educacional, pelo caminho da inovação e da criatividade, em diálogo com a comunidade e os diferentes parceiros. Somos filhos dessa Roma imperial, aprendemos a pensar à luz desse filão que atravessou milénios. É hora de fazer da nossa escola o nosso império, agir estrategicamente e reinventar lugares…

 

Síntese do Projeto


O Projeto parte da situação em que o Agrupamento se está a organizar para ir ao encontro do património do passado. Contudo, pretendemos ampliar este objetivo, dotando as interações pedagógicas de mais-valias trazidas  quer por via do currículo que a biblioteca escolar oferece, quer pelas parcerias instituídas (Museu Monográfico de Conímbriga, Museu Po.Ro.S, Oficina de Teatro de Condeixa, Associação Portuguesa de Professores de Latim e Grego e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Estes stakeholders potenciam uma intervenção mais profunda na própria escola, com enfoque no trabalho das áreas de intervenção do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), que se reinventa com as propostas e as ações dos alunos, tomando partido na defesa de soluções, inspiradas nos ensinamentos que aprenderam, reinventando-os e perspetivando futuros.


    Objetivos/ ações

          Obj. 1 - Redescobrir o império (“Em roma, sê romano”)

        Ações a desenvolver

-          Compreender a riqueza da herança romana no espaço imperial

-          Contribuir para alicerçar/enriquecer diferentes Domínios de Autonomia Curricular, envolvendo diferentes áreas do saber

-            Trabalho colaborativo entre a BE e os docentes de Português, História e Ciências Naturais para apoio à investigação sobre a cultura greco-latina, o património geológico e a fauna autóctone com a aplicação de estratégias de pesquisa e tratamento da informação, de acordo com o Modelo de Literacia aprovado em Conselho Pedagógico (literacia da informação)

-            Incentivar os docentes da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar a literacia dos média em articulação com a biblioteca escolar e o jornal do Agrupamento, para divulgação de textos comunicacionais a propósito das investigações realizadas pelos alunos (literacia dos media)

-          Apetrechar as caixas para a sala de aula da atividade “10 minutos a Ler” com fundo documental sugestivo (mitos/lendas e imaginário dos povos Antigos)

-          Partir dos Diários de Leitura (contratos de leitura e leitura orientada) com os livros selecionados pelos alunos nesta temática e promover Clubes de Leitura na biblioteca escolar. (literacia da leitura)

-          A arte greco-latina é a condição do uso do corpo e do nu como forma de motivação para a educação para a arte e o trabalho sobre a dimensão sexual- trabalho colaborativo com as disciplinas de educação visual e artes plásticas e PES (Projeto de educação para a saúde).

-           “Mens sana in corpore Sanum” - Promoção e Educação para a Saúde - a filosofia clássica que incentiva o intelectual associado ao físico. Trabalho de divulgação de boas práticas - publicidade (educação para os media)

-          Incentivar para o uso de apps que, no âmbito da literacia digital, tornem mais interessantes as visitas dos alunos aos museus da vila. (educação para os media)

-          Promover formações presenciais e online para alunos e docentes com especialistas do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas - Grupos de Estudos Clássicos da FLUC e/ou com a Associação de Professores de Latim e Grego

-          Participação na iniciativa “Clássicos em Rede” Olimpíadas da Cultura Clássica, promovida pela RBE

-          Encontros com escritores com títulos inspirados em temáticas clássicas.

-          Organizar intercâmbios e visitas de estudo a outros núcleos museológicos do país ou da Europa, através de projetos Erasmus e/ou eTwinning.

 

Obj. 2 - Sonhar um império (“Todos os caminhos vão dar a Roma”)

          Ações a desenvolver

-          Imaginar criativamente o passado à luz do presente

-          Recriar espaços, situações, hábitos e atividades lúdicas e desportivas, em articulação com as Aprendizagens Essenciais das Disciplinas de Expressões

-          Recuperar os espaços da Ágora, do fórum, das janelas robustas dobradas pelas praças para promover estratégias de oralidade: debates, troca de ideias, espaços de pensamento crítico e construção de texto argumentativo coeso e coerente.

-          A partir dos autores e dos textos lidos, encenar peças breves que remontem às origens do teatro clássico e nos tragam temas prementes da atualidade, através de oficinas de teatro ou da observação de peças de teatro com a Oficina de Teatro de Condeixa.

-          Criar um Clube dos Romanos através da criação de elementos clássicos que subjazem à nossa cultura (educação artística e cultural da biblioteca). Organização de atividades  relacionadas com o calendário/tradições romanos, com colaboração dos docentes de expressões artísticas e de um artista residente, com sessões programadas e sistemáticas.

-          Participação na Feira romana organizada pelo Município

-          Conceber maquetes e outros protótipos a 3 dimensões que contribuam para o conhecimento prático das técnicas utilizadas pelos romanos

-          Transformar espaços escolares e/ou municipais/museológicos com trabalhos dos alunos (sala de exposições temporárias do Museu PO.RO.S.; Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento)

-          Promover manifestações de arte nas instalações do anfiteatro romano (teatro, dança, música)

     Obj. 3 - Reinventar o império (“Roma e Pavia não se fizeram num dia”)

        Ações a desenvolver

-          Analisar o real para prever o futuro e intervir em contexto (escolar e comunitário)

-          Mapear a escola - construir estrategicamente um espaço alternativo, inspirado nos conceitos apreendidos acerca da civilização clássica e nas experiências vivenciadas

-          Redigir propostas para o funcionamento de outras infraestruturas a nível municipal

-          Participar em eventos públicos, quer em espaços museológicos, ou em espaço urbano para difundir a cultura clássica e acrescentar futuro

-          Intervir com projetos/propostas no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas

-          Articular com o Curso Profissional de Técnico de Turismo para a dinamização de um brainstorm de ideias para promover a participação da comunidade nas sugestões relativas à melhoria desta área económica

-          Construir produtos de divulgação de ideias para colocar nas plataformas digitais do Agrupamento e/ou no Município

-          Organização de um seminário que promova  a partilha de papers, mesas redondas com vários intervenientes locais e intervenções de convidados externos, com a colaboração da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, por forma a lançar sementes para um caminho futuro.

 

DESTINATÁRIOS: alunos do 5º e 7º anos e alunos do 3º CEB e do Ensino Secundário (Curso Técnico de Turismo)

CALENDARIZAÇÃO: setembro de 2022 a junho de 2024.

 

Nesta tipologia de ações (agrupadas nos Obj 1, Obj 2 e Obj 3), focamos os impactos explícitos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) que nos remete para cenários e coreografias de aprendizagem  que conjuguem o global e o local, o universal e o singular, a tradição e a modernidade, o curto e o longo prazos, a rotina e o progresso, as ideias e a realidade, procurando evitar sentidos únicos e sermos capazes de criar destinos comuns e humanamente emancipadores.

Explicitamente no perfil de competências, cruzado com o modelo de avaliação da biblioteca escolar, salienta-se:

-          Obj 1. Saber científico técnico e tecnológico. Sensibilidade estética e artística.

-          Obj 2. Saber científico técnico e tecnológico. Raciocínio e resolução de problemas.

-          Obj 3. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico técnico e tecnológico.


 “A introdução à cultura clássica e às línguas latina e grega encontra relevância no Ensino Básico não só pelo “valor em si” da herança civilizacional que veicula mas, também, pelo “valor instrumental” que se lhe reconhece na aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras), da literatura, da história, da filosofia, das ciências… Faculta igualmente um substrato cultural que permite compreender o mundo, os acontecimentos, os sentimentos, contribuindo para a formação cívica, para a humanitas.” - Direção Geral de Educação.



Mensagens Populares

Quinta- feira da ascensão, uma tradição recordada

A quinta-feira da Ascensão, também denominada “Dia da Espiga”, ocorre anualmente quarenta dias depois da Páscoa e é sempre a uma quinta-feira. É feriado municipal em várias cidades do país, tendo, até 1952, integrado o calendário dos feriado nacionais. Nesta data, os nossos avós davam um passeio pelos campos e que apanhavam a espiga, isto é, colhiam um conjunto de elementos do que dava os campos e com eles formavam um ramo com espigas de trigo/centeio/cevada, raminhos de oliveira, malmequeres, papoilas, aveia, margaridas ou outras flores campestres, uma ponta de videira e alecrim. Acreditava-se que guardar esse ramo atrás da porta de casa traria a fartura para todo o ano. Ao ramo, associava-se um pão, a guardar com o ramo de um ano para o outro, e este conservava-se… Dizia-se, nesta linha de pensamento miraculoso: "Se os passarinhos soubessem  Quando era a Ascenção Não comiam, nem bebiam Nem punham os pés no chão." Este costume tem origem em costumes pagãos, com a benção do

"Sexta-feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier | online

Conhece a obra de Michel Tournier sobre a história de um náufrago? Editada em 1971, esta é uma narrativa que surge da adaptação para os mais jovens do livro "Sexta-feira ou os limbos do pacífico" (Vendredi ou les Limbes du Pacifique), do mesmo autor. Relata a história  de Robinson, um homem que, em meados do século XVIII, dirigindo-se ao continente americano para efetuar  trocas comercias entre o seu país e o Chile , sofreu um terrível naufrágio, ficando a viver numa ilha desabitada. Já no século XVIII se havia escrito sobre a história de Robinson Crusoe, num romance da autoria de Daniel Defoe, publicado em 1719, no Reino Unido. Na verdade,  foi originalmente expedido em forma de folhetim, por episódios, no jornal The Daily Post . "Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece

25 de abril - celebrar com poesia

Alexandre O' Neill viveu entre 1924 e 1986. Descendente de irlandeses e empregado bancário de profissão, foi um autodidata. Sendo um dos fundadores do movimento surrealista português, o poeta deu sempre asas à sua criatividade individual, transgredindo as regras comuns da poesia. Contudo, não deixou de estar atento e de fixar o olhar no quotidiano, à procura dos seus "pequenos absurdos". O' Neill viveu o tempo da ditadura e foi várias vezes preso, confrontado com a polícia política. Em 1953, esteve preso no Estabelecimento Prisional de Caxias, por ter ido esperar Maria Lamas, regressada do Congresso Mundial da Paz em Viena. A partir desta data, passou a ser vigiado pela PIDE. No entanto, nunca militou em nenhum partido político, nem durante o Estado Novo, nem a seguir ao 25 de Abril. Foi verdadeiramente um homem de livre pensamento. Nos seus versos, encontramos a ironia, a malícia, a provocação, mas também a ternura e o pudor, num jogo de palavras que o singul