Avançar para o conteúdo principal

Projeto Read & Stand Up - Levanta-te por uma causa!

APRESENTAÇÃO DO PROJETO


O Projeto Read & Stand Up: Levanta-te por uma causa! concilia a leitura com a oralidade, aplicada à argumentação. O objetivo é ir para além da divulgação da palavra e envolver os alunos em estratégias de construção

 de ideias. O verbo surge então como um suporte ao pensamento, que pretende fomentar nos jovens a capacidade de reflexão e gerar um movimento ativo de intervenção na comunidade escolar e no meio, através de produtos de âmbito performativo, artístico e/ou digital.

    Conheça melhor o nosso projeto!




SESSÕES SOBRE ORALIDADE

Durante o primeiro período letivo, os alunos das três turmas integradas no Projeto “Read & Stand Up – Levanta-te por uma causa!” assistiram a duas sessões online com a Doutora Carla Marques, especialista  em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. 

Nestes momentos de descoberta e partilha, puderam perceber com mais aprofundamento os códigos do discurso oral e as estratégias para falar melhor em público.

A propósito do estudo  texto de opinião/argumentativo (realizado em aula com as docentes da disciplina de Português), puderam reconhecer as melhores estratégias para a sua atualização em viva voz.



CONCURSO DE ESCRITA ARGUMENTATIVA


“Com o teu texto, podes fazer o público pensar e agir!”

Este foi o mote que fez com que os alunos do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova pusessem mãos à obra e escrevessem os seus textos, defendendo causas.

O concurso de escrita argumentativa “Levanta-te (Stand up) por uma causa!”, promovido pelas bibliotecas escolares do AECDX, mobilizou 18 alunos (12 do 3.º ciclo e 6 do ensino secundário). Trata-se de uma iniciativa que pretende desenvolver as competências de expressão escrita, promover a cidadania ativa, responsabilizar e incentivar os alunos a produzir a mudança. O desafio consistia, especificamente, em escrever um texto de opinião/texto argumentativo que defendesse o ponto de vista do aluno sobre um dos direitos inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), abordando uma das muitas temáticas, sublinhando e relacionando-as com o futuro, com a sugestão de ações objetivas.

Os vencedores nos dois escalões a concurso foram o Gabriel Ferreira, do 9.ºF (3º CEB), e a Laura Carvalho, do 10.ºA (ensino secundário).

Nos 2.º e 3.º lugares do 3.º ciclo ficaram, respetivamente, as alunas Diana Canais, do 9.ºF, e Leonor Sousa, do 7.ºE.

No ensino secundário, as alunas Madalena Pedroso e Beatriz Branco, do 10º A, viram os seus textos reconhecido na 2ª e 3.ª posição, respetivamente.

Parabéns aos vencedores!

As bibliotecas escolares e o projeto “Read & Stand up” do Movimento 14-20 do PNL2027 vão continuar a promover o debate de ideias e em breve organizarão um momento público onde a exposição oral destes textos possa ter lugar.

Por agora, divulgamos os textos premiados. 

    Conheça as causas advogadas pelos nossos alunos


TINTA PERMANENTE 

uma oficina de ideias, corpo e manifesto!



A Semana da Leitura 2021 contou com a participação da atriz Adriana Campos, colaboradora do projeto “Read & Stand Up – Levanta-te por uma causa!, do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, integrado no Movimento 14-20 do Plano Nacional de Leitura. As turmas do 9º F, do 10ºA e do 11ºB participaram nesta atividade, que se apresentou como uma oficina de ideias, corpo e manifesto.

 MA-NI-FES-TO

 Na literatura, um manifesto define-se como um texto de natureza dissertativa e persuasiva. É uma declaração pública de princípios e intenções, que tem como objectivo alertar para um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que já existe, normalmente de cunho político. Na verdade, o manifesto destina-se a declarar um ponto de vista, denunciar um problema ou convocar uma comunidade para uma determinada ação. Ele tem uma estrutura, relativamente, livre…

 Livre… livre… livre…

 Hoje, a liberdade esteve no topo das nossas necessidades e, por isso, tivemos de exercitá-la. Começamos pelos dedos e pelas palavras escritas a tinta.

 

Devemos manifestar-nos?

Podemos manifestar-nos?

Que espaço temos para o manifesto?

Sou mais livre quando me manifesto?

Todos podem manifestar-se?

Para que serve uma janela?

Qual o grau de utilidade de uma janela-manifesto?



A ousadia, a subversão e a reflexão sobre  inutilidade das coisas humanas foram os pontos centrais neste exercício, que dá inicio a uma caminhada de defesa de causas assentes na capacidade argumentativa. O espanto está instalado, a ação virá depois.


DIA MUNDIAL DO LIVRO - Manifestações pela LEITURA!

Para comemorar o Dia Mundial do Livro 2021 o PNL lançou a iniciativa Manifesta-te pela Leitura, versão online!

Através das redes sociais do PNL 2027, foram disponibilizados diversos materiais customizáveis para publicação online pelos manifestantes nas suas redes sociais.

Os alunos do 9º F, turma integrada no “Projeto Read & Stand Up – Levanta-te por uma causa!”, produziram as suas reflexões sobre a importância do livro e da leitura, manifestando-se de forma entusiasta!  VER MAIS


Stand Up por uma causa - Viva o LIVRO! Viva!


Os alunos do 10º A, integrados no Projeto “Read & Stand Up – Levanta-te por uma causa!”, no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, equacionaram o papel do livro nas suas vidas e soltaram a voz em sua defesa.

O que é um livro?

Um livro é um sonho, um sonho colorido e com paisagens de tirar o fôlego, a ironia da coloração que substitui as letras deste móvel sonho é que o sonhador não vê letras, nem vírgulas, nem palavras e muito menos orações coordenadas ou subordinadas. O sonhador vê um mundo á parte, paralelo e distante, distante mas um tanto perto, mas ainda assim distante de uma sociedade precária e infeliz que trata os seus componentes miseravelmente, nós somos sonhadoras que fogem dessa maldita sociedade de opressores e ignorantes que nos obriga a deixar de sonhar. Esta é a nossa alternativa, um livro, um ponto de fuga para sempre que nos sentimos presos.

        Madalena Pedrosa 

É liberdade. É uma forma de escapatória. É viver mil vidas e sentir mil emoções. É viajar por universos infinitos e lugares incríveis. É o que nos ilumina nos tempos mais escuros. É família. É o que nos faz rir quando estamos tristes. É um refúgio que nos acolhe sempre que precisamos. Um livro, é um companheiro e amigo de vida.

        Catarina Acúrcio 

Um livro é como um portal para outra dimensão, para outro universo. É uma distração do mundo onde vivemos, um refúgio, uma escapatória, é um lugar para pensar, é como um amigo com quem podemos desabafar.

        Laura Ferro


Um livro é um portal para um mundo pouco ou muito diferente do nosso, onde histórias, opiniões e personagens ganham uma nova vida na nossa mente e nela persistem.

Um livro é um verdadeiro amigo, que partilha connosco as suas histórias.

 Leitura Intemporal Viagem Redescobertas Opiniões

Um Livro não é só tInta no papel, mas um mundo noVo poR descObrir.

Leal

Incrível

Versátil

Refinado

Original

        Laura Henriques e Duarte Vaz

LEIA MAIS


OFICINAS DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA

Os alunos do 9º F, do 10º A e do 11ºB realizaram as oficinas de expressão dramática sob orientação da atriz Adriana Campos, no dia 07 de maio, no âmbito do projeto Read & Stand Up – Levanta-te por uma causa, promovido pelo Movimento 14-20 do Plano Nacional de Leitura.

Cada uma das turmas esteve envolvida em sessões individuais com exercícios de expressão corporal e de reflexão sobre o tema do direito à cultura. Em grupo, os alunos foram capazes de lançar ideias/manifesto para comunicar à comunidade escolar intramuros, levando os diferentes intervenientes a refletir sobre a importância e a utilidade das coisas aparentemente inúteis, como a arte.

Com efeito, nas semanas que se seguiram, fizeram um trabalho de sensibilização de colegas, professores e funcionários da Escola Secundária Fernando Namora (sede de agrupamento), através de estratégias de abordagem no refeitório, nos átrios de convívio de alunos e na sala dos professores, comunicando, de forma criativa, e conduzindo os outros a uma reflexão. Os dispensadores de guardanapos, as bases dos tabuleiros do refeitório e os vidros do átrio principal foram as vias de divulgação de ideias.

PENSA – ESCREVE – PASSA A PALAVRA!

Os primeiros passos estão dados para a afirmação das ideias dos jovens, a partir de uma estratégia de aperfeiçoamento das suas competências de relacionamento interpessoal e de oralidade, com base em textos escritos e nas evidências do quotidiano que compõem os seus dias.

LEVANTA-TE!

DEFENDE UMA CAUSA!

Mensagens Populares

"Sexta-feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier | online

Conhece a obra de Michel Tournier sobre a história de um náufrago? Editada em 1971, esta é uma narrativa que surge da adaptação para os mais jovens do livro "Sexta-feira ou os limbos do pacífico" (Vendredi ou les Limbes du Pacifique), do mesmo autor. Relata a história  de Robinson, um homem que, em meados do século XVIII, dirigindo-se ao continente americano para efetuar  trocas comercias entre o seu país e o Chile , sofreu um terrível naufrágio, ficando a viver numa ilha desabitada. Já no século XVIII se havia escrito sobre a história de Robinson Crusoe, num romance da autoria de Daniel Defoe, publicado em 1719, no Reino Unido. Na verdade,  foi originalmente expedido em forma de folhetim, por episódios, no jornal The Daily Post . "Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece

António Mota lê “Baloiço cá, baloiço lá”

António Mota, autor de literatura para crianças e jovens, partilhou connosco a leitura do seu poema “Baloiço cá, baloiço lá”, inserido na coletânea “Lá de Cima, Cá de Baixo”, onde podemos encontrar a vida de todos os dias. Uma formiga que vai calada e ligeirinha. Um baloiço que serve de mirante. As noites solitárias. Os bichos. Os sonhos. “Baloiço cá, baloiço lá” Baloiço cá, Baloiço lá Eu já vi O que ali está Escondido na folhagem Vi um castelo encantado É todo feito de vidro, mas já não tem telhado Baloiço cá, Baloiço lá Eu já vi O que ali está À porta desse castelo Está uma fada contente. Porque hoje de manhã Nasceu-lhe o primeiro dente Baloiço cá, Baloiço lá Eu já vi O que ali está Experimentem ouvir e ler, como se estivessem sentados(as) num baloiço...

Ciberdúvidas - um site de apoio ao bom uso da Língua Portuguesa

«A língua é como um rio: sem margens, desaparece.» João Carreira Bom O "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" é o serviço online, gratuito e sem fins lucrativos para todos os que querem saber mais sobre a língua portuguesa – o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, disponível em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt . É mais conhecido como um consultório linguístico que responde a todas as dúvidas sobre a língua portuguesa, desde a gramática e léxico até à ortografia, etimologia e história de palavras e expressões. Contudo, integrando um diversificado corpo de consultores das mais variadas áreas do conhecimento (portugueses, brasileiros e africanos de expressão oficial portuguesa), oferece conteúdos de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa. Conheça mais sobre as valências deste site e as rubricas disponíveis para consulta dos utilizadores. Clique na imagem ou aceda pelo código