Avançar para o conteúdo principal

25 de abril - Celebrar a liberdade


Após a primeira Grande Guerra Mundial, nasceram os regimes autoritários na Europa. As ditaduras, como o nazismo, o fascismo e o estalinismo, enquadram-se num sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação. Em Portugal surgiu o Estado Novo, tutelado por Salazar. A perseguição, as regras duras e o uso do poder militar serviam para conter e perseguir todos os opositores, que eram presos ou mortos. O silêncio e a denúncia eram os comportamentos mais comuns. A propaganda política era usada para que a população fosse convencida de que as medidas extremas tomadas eram as melhores. A crise económica afetava os países e o autoritarismo passou a ser visto como a solução para todos os problemas.

Também no Brasil existiu a Ditadura Militar, que governou o país entre 1964 e 1985. Os intelectuais brasileiros, após a revolução dos cravos em Portugal (em 1974), inspiraram-se no nosso exemplo e desejavam ansiosamente a mudança também no seu país. As representações poéticas mais conhecidas dessa época vêm geralmente da poesia cantada. São poetas, músicos e escritores, como Chico Buarque, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Caetano Veloso, por exemplo, que vivem o exílio e aspiram à transformação no seu país.

Helena Duque, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, traz-nos à lembrança, neste dia, uma composição de Chico Buarque, um cantautor brasileiro de renome, vencedor do Prémio Camões 2020, que se refere à festa portuguesa com alegria.

Mensagens Populares

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro

O Dia Internacional dos Direitos Humanos -  10 de dezembro -  vai ser assinalado no nosso Agrupamento com atividades da biblioteca em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 7º ano. Convidamos a Dr.ª Joana Prata e Cunha, que desenvolveu várias ações de voluntariado e vem partilhá-las com os nossos alunos.  Procurando assegurar a segurança das turmas selecionadas do 7º ano (C, D e E), e indo ao encontro das iniciativas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi elaborado um mapa de sessões no auditório da EB nº2. A palestrante convidada " nasceu em Coimbra, há 24 anos, e abraçou desde a sua adolescência grandes causas e projetos de natureza Humanitária, tendo contribuído para tornar melhor a vida de muitas pessoas. Entre as atividades e projetos em que esteve envolvida desde 2017, salientam-se: -fez voluntariado na Indonésia; -integrou a AIESEC, uma associação internacional de estudantes que promove estágios, cujo principal foco é a prom...

"Miúdos a Votos - Quais os livros mais fixes?" - resultados

Após a grande festa dos livros, eis os  os  resultados da votação nacional : Ensino Secundário "After - Depois de o Conhecer"  "Harry Potter e a Pedra Filosofal" "A Culpa é das Estrelas"  3º CEB "O Diário de Anne Frank"  "O Rapaz do Pijama às Riscas"  "After - Depois de o Conhecer"  2º CEB "Gravity Falls - Diário 3" "Avozinha Gângster"  "Ulisses"  1º CEB "Gravity Falls - Diário 3" "O Principezinho"  "O Cuquedo"

Concurso de escrita argumentativa "Levanta-te (Stand up) por uma causa!" - textos vencedores

“Com o teu texto, podes fazer o público pensar e agir!” Este foi o mote que fez com que os alunos do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova pusessem mãos à obra e escrevessem os seus textos, defendendo causas. O concurso de escrita argumentativa “Levanta-te (Stand up) por uma causa!”, promovido pelas bibliotecas escolares do AECDX, mobilizou 18 alunos (12 do 3.º ciclo e 6 do ensino secundário).  Trata-se de uma iniciativa que pretende desenvolver as competências de expressão escrita, promover a cidadania ativa, responsabilizar e incentivar os alunos a produzir a mudança. O desafio consistia, especificamente, em escrever um texto de opinião/texto argumentativo que defendesse o ponto de vista do aluno sobre um dos direitos inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), abordando uma das muitas temáticas, sublinhando e relacionando-as com o futuro, com a sugestão de ações objetivas. Os vencedores nos dois escalões a concurso foram o Gabriel Ferreira, do 9.ºF (3º...