Avançar para o conteúdo principal

25 de abril - Celebrar a liberdade


Após a primeira Grande Guerra Mundial, nasceram os regimes autoritários na Europa. As ditaduras, como o nazismo, o fascismo e o estalinismo, enquadram-se num sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação. Em Portugal surgiu o Estado Novo, tutelado por Salazar. A perseguição, as regras duras e o uso do poder militar serviam para conter e perseguir todos os opositores, que eram presos ou mortos. O silêncio e a denúncia eram os comportamentos mais comuns. A propaganda política era usada para que a população fosse convencida de que as medidas extremas tomadas eram as melhores. A crise económica afetava os países e o autoritarismo passou a ser visto como a solução para todos os problemas.

Também no Brasil existiu a Ditadura Militar, que governou o país entre 1964 e 1985. Os intelectuais brasileiros, após a revolução dos cravos em Portugal (em 1974), inspiraram-se no nosso exemplo e desejavam ansiosamente a mudança também no seu país. As representações poéticas mais conhecidas dessa época vêm geralmente da poesia cantada. São poetas, músicos e escritores, como Chico Buarque, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Caetano Veloso, por exemplo, que vivem o exílio e aspiram à transformação no seu país.

Helena Duque, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, traz-nos à lembrança, neste dia, uma composição de Chico Buarque, um cantautor brasileiro de renome, vencedor do Prémio Camões 2020, que se refere à festa portuguesa com alegria.

Mensagens Populares

"Sexta-feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier | online

Conhece a obra de Michel Tournier sobre a história de um náufrago? Editada em 1971, esta é uma narrativa que surge da adaptação para os mais jovens do livro "Sexta-feira ou os limbos do pacífico" (Vendredi ou les Limbes du Pacifique), do mesmo autor. Relata a história  de Robinson, um homem que, em meados do século XVIII, dirigindo-se ao continente americano para efetuar  trocas comercias entre o seu país e o Chile , sofreu um terrível naufrágio, ficando a viver numa ilha desabitada. Já no século XVIII se havia escrito sobre a história de Robinson Crusoe, num romance da autoria de Daniel Defoe, publicado em 1719, no Reino Unido. Na verdade,  foi originalmente expedido em forma de folhetim, por episódios, no jornal The Daily Post . "Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece ...

Canais digitais das Bibliotecas Escolares do AECDX

A partir do ano letivo 2023-2024 este blogue será descontinuado. Siga-nos noutros canais digitais Site das Bibliotecas Escolares RBC Portal da Rede de Bibliotecas de Condeixa Facebook RBC Instagram

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - CRIAR E IMAGINAR!

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e as portas abrem-se como oportunidade para os espaços das bibliotecas nas escolas, com um convite especial aos utilizadores para conhecer o trabalho que ali se desenvolve.  O programa deste ano gira em torno do mote proposto pela IASL:   Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.