Avançar para o conteúdo principal

23 de abril | uma rosa por um LIVRO



São Jorge e o Dragão - Rubens (1605–1607). Museu do Prado.
Este dia mundial, que enaltece o livro, a leitura e os direitos de autor, tem como objetivos combater o analfabetismo, promover a cultura e convidar-nos a todos a desfrutar do prazer da leitura.  A UNESCO instituiu a data, em novembro de 1995, fazendo homenagem a vários escritores de renome, mas há outras curiosidades que lhe conferem uma singularidade assinalável.

Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa a quem comprar um livro. 

Sabem porquê?

Segundo a lenda, havia um reino em que um dragão atacava com grande violência. Para acalmar a fera, os moradores sacrificavam ovelhas todos os dias. Porém, o dragão era muito guloso e as ovelhas acabaram. 
Então, o povo começou a sortear donzelas para oferecer ao monstruoso animal, até que, um dia, foi escolhida a própria princesa. O bravo Jorge, soldado romano, oferece-se para enfrentar o dragão para salvá-la. Com toda a sua força, conseguiu matar a horrível criatura e, do sangue que escorreu do seu cadáver, nasceu uma rosa vermelha, que ele entregou à princesa.

Na sequência da religiosidade associada ao culto ao santo, surge o costume, na Catalunha, de presentear as mulheres, nesse dia, uma rosa vermelha (símbolo do amor) com uma rama de trigo (símbolo da fecundidade). 
Essa tradição remonta o séc. XV, quando, em Barcelona, na Feira das Rosas, se presenteavam as mulheres que assistiam à missa, na Capela de São Jorge, no dia 23 de abril. 

Aliando a intenção cultural do Dia Mundial do Livro a esta tradição, as mulheres começaram a presentear os homens com um livro.

    Trocar flores por livros já se tornou uma prática comum em vários países, neste dia.





Mensagens Populares

Ciberdúvidas - um site de apoio ao bom uso da Língua Portuguesa

«A língua é como um rio: sem margens, desaparece.» João Carreira Bom O "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" é o serviço online, gratuito e sem fins lucrativos para todos os que querem saber mais sobre a língua portuguesa – o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, disponível em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt . É mais conhecido como um consultório linguístico que responde a todas as dúvidas sobre a língua portuguesa, desde a gramática e léxico até à ortografia, etimologia e história de palavras e expressões. Contudo, integrando um diversificado corpo de consultores das mais variadas áreas do conhecimento (portugueses, brasileiros e africanos de expressão oficial portuguesa), oferece conteúdos de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa. Conheça mais sobre as valências deste site e as rubricas disponíveis para consulta dos utilizadores. Clique na imagem ou aceda pelo código...

"Sexta-feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier | online

Conhece a obra de Michel Tournier sobre a história de um náufrago? Editada em 1971, esta é uma narrativa que surge da adaptação para os mais jovens do livro "Sexta-feira ou os limbos do pacífico" (Vendredi ou les Limbes du Pacifique), do mesmo autor. Relata a história  de Robinson, um homem que, em meados do século XVIII, dirigindo-se ao continente americano para efetuar  trocas comercias entre o seu país e o Chile , sofreu um terrível naufrágio, ficando a viver numa ilha desabitada. Já no século XVIII se havia escrito sobre a história de Robinson Crusoe, num romance da autoria de Daniel Defoe, publicado em 1719, no Reino Unido. Na verdade,  foi originalmente expedido em forma de folhetim, por episódios, no jornal The Daily Post . "Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece ...

Semana da Leitura 2023

A(s) Semana(s) da Leitura 2023 já começaram!  Consulte aqui o Programa.