São Jorge e o Dragão - Rubens (1605–1607). Museu do Prado. |
Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa a quem comprar um livro.
Sabem porquê?
Segundo a lenda, havia um reino em que um dragão atacava com grande violência. Para acalmar a fera, os moradores sacrificavam ovelhas todos os dias. Porém, o dragão era muito guloso e as ovelhas acabaram.
Então, o povo começou a sortear donzelas para oferecer ao monstruoso animal, até que, um dia, foi escolhida a própria princesa. O bravo Jorge, soldado romano, oferece-se para enfrentar o dragão para salvá-la. Com toda a sua força, conseguiu matar a horrível criatura e, do sangue que escorreu do seu cadáver, nasceu uma rosa vermelha, que ele entregou à princesa.
Na sequência da religiosidade associada ao culto ao santo, surge o costume, na Catalunha, de presentear as mulheres, nesse dia, uma rosa vermelha (símbolo do amor) com uma rama de trigo (símbolo da fecundidade).
Essa tradição remonta o séc. XV, quando, em Barcelona, na Feira das Rosas, se presenteavam as mulheres que assistiam à missa, na Capela de São Jorge, no dia 23 de abril.
Aliando a intenção cultural do Dia Mundial do Livro a esta tradição, as mulheres começaram a presentear os homens com um livro.
Trocar flores por livros já se tornou uma prática comum em vários países, neste dia.