Avançar para o conteúdo principal

“Mãos na massa” a fazer ciência no 1.º ciclo

No ano letivo de 2019/2020, no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), as professoras Conceição Manaia e Georgina Branco desenvolveram um projeto de Ciências Experimentais que fez despertar a paixão de alguns pais e alunos pelas ciências do espaço. Assim surgiu o foguete do Tomás Pedroso (aluno do 4.º B).

Com a chegada da pandemia e a vida, aparentemente, suspensa não desistiram! A ciência continuou a ser discutida via Zoom, email, Classroom, etc.

Em 27 de agosto de 2020, na G-HOU Conference 2020, a professora Conceição Manaia apresentou uma comunicação sobre este e outros projetos de sensibilização para a astronomia e as ciências do espaço, um percurso de 8 anos de atividade, e foi possível mostrar, para cerca de 85 países, o magnífico trabalho do Tomás Pedroso, gravado numa sessão quase sem assistência, com o apoio da Biblioteca Municipal Engenheiro Jorge Bento. 

Deixamos o aqui o testemunho “vivo”, nesta Semana Europeia da Cultura Científica, de como é possível “meter as mãos na massa” com os mais pequenos e fazer ciência!

Mensagens Populares

"Sexta-feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier | online

Conhece a obra de Michel Tournier sobre a história de um náufrago? Editada em 1971, esta é uma narrativa que surge da adaptação para os mais jovens do livro "Sexta-feira ou os limbos do pacífico" (Vendredi ou les Limbes du Pacifique), do mesmo autor. Relata a história  de Robinson, um homem que, em meados do século XVIII, dirigindo-se ao continente americano para efetuar  trocas comercias entre o seu país e o Chile , sofreu um terrível naufrágio, ficando a viver numa ilha desabitada. Já no século XVIII se havia escrito sobre a história de Robinson Crusoe, num romance da autoria de Daniel Defoe, publicado em 1719, no Reino Unido. Na verdade,  foi originalmente expedido em forma de folhetim, por episódios, no jornal The Daily Post . "Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece ...

Canais digitais das Bibliotecas Escolares do AECDX

A partir do ano letivo 2023-2024 este blogue será descontinuado. Siga-nos noutros canais digitais Site das Bibliotecas Escolares RBC Portal da Rede de Bibliotecas de Condeixa Facebook RBC Instagram

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - CRIAR E IMAGINAR!

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e as portas abrem-se como oportunidade para os espaços das bibliotecas nas escolas, com um convite especial aos utilizadores para conhecer o trabalho que ali se desenvolve.  O programa deste ano gira em torno do mote proposto pela IASL:   Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.