Avançar para o conteúdo principal

A Ciência nas pegadas da Antiguidade Clássica

 




A Professora Doutora Maria de Fátima Silva, Professora Catedrática jubilada da FLUC da área dos Estudos Clássicos, esteve na EB 2,3 de Condeixa-a-Nova, no dia 15 de novembro, para apresentação da comunicação intitulada "A Ciência não começou hoje ..."

A investigação da palestrante centra-se nos Estudos Gregos, em particular no Teatro, Historiografia, Tratados Científicos. É autora de numerosas traduções e estudos sobre estas áreas preferenciais. Na sequência da parceria com FLUC, no âmbito Projeto "Minha escola, meu império - Alea jacta est!", as turmas do 7 ano da EB 2, 3 assistiram a esta partilha de saberes, oferecida através da iniciativa Carpe Scholam. Foi uma viagem ao passado, à Antiguidade Clássica, onde as academias e os liceus da Grécia, fundados por cientistas como Aristóteles e os seus discípulos, difundiam um saber que sustenta as bases do conhecimento através dos séculos. A herança da civilização grega, incorporada de forma astuta pelos romanos, trouxe até aos dias de hoje palavras, termos científicos e formas de observação do mundo que fundam a essência do método científico. Foi um dia de enriquecimento e aprendizagem, indo ao encontro do saber para além do currículo. Sendo a cultura um fator geral de crescimento individual, neste mês em que se celebra a Ciência assistimos a uma reflexão relevante sobre o legado dos clássicos.



Mensagens Populares

"Sexta-feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier | online

Conhece a obra de Michel Tournier sobre a história de um náufrago? Editada em 1971, esta é uma narrativa que surge da adaptação para os mais jovens do livro "Sexta-feira ou os limbos do pacífico" (Vendredi ou les Limbes du Pacifique), do mesmo autor. Relata a história  de Robinson, um homem que, em meados do século XVIII, dirigindo-se ao continente americano para efetuar  trocas comercias entre o seu país e o Chile , sofreu um terrível naufrágio, ficando a viver numa ilha desabitada. Já no século XVIII se havia escrito sobre a história de Robinson Crusoe, num romance da autoria de Daniel Defoe, publicado em 1719, no Reino Unido. Na verdade,  foi originalmente expedido em forma de folhetim, por episódios, no jornal The Daily Post . "Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece ...

Canais digitais das Bibliotecas Escolares do AECDX

A partir do ano letivo 2023-2024 este blogue será descontinuado. Siga-nos noutros canais digitais Site das Bibliotecas Escolares RBC Portal da Rede de Bibliotecas de Condeixa Facebook RBC Instagram

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - CRIAR E IMAGINAR!

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e as portas abrem-se como oportunidade para os espaços das bibliotecas nas escolas, com um convite especial aos utilizadores para conhecer o trabalho que ali se desenvolve.  O programa deste ano gira em torno do mote proposto pela IASL:   Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.