Avançar para o conteúdo principal

Nós, saramagueando!

 

"Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário de José Saramago. Tal como em circunstâncias semelhantes acontece com outros grandes vultos, a efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro. E também para se prestar homenagem à sua figura como cidadão.

Aquela consolidação envolve a revisitação de uma atividade literária e cívica que marcou a cena portuguesa e internacional durante décadas, mas que vai além disso; inclui-se nela a afirmação de uma obra com uma vitalidade inquestionável, bem como a acentuação do pensamento social, político e ético de José Saramago. E também o que desse pensamento ressoa no nosso presente. A Carta dos Deveres e das Obrigações dos Seres Humanos sintetiza, pelo seu espírito e pelos seus efeitos, muito do legado saramaguiano.

A atribuição do Prémio Nobel da Literatura confirmou uma consagração internacional que fez de José Saramago uma personalidade com grande significado, para além das fronteiras de Portugal. Assim, Saramago define-se hoje como um “escritor do mundo”, com presença expressiva em manifestações artísticas, educativas, políticas e sociais com vasta disseminação e efeitos variados. Incluem-se nesses efeitos os que decorrem da presença da obra saramaguiana no nosso sistema de ensino e na difusão da língua e da cultura portuguesas no mundo."


Carlos Reis, Comissário para o Centenário de José Saramago, fevereiro de 2021.



No Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova estão previstas atividades dirigidas aos diferentes níveis de ensino, subordinadas ao tema "Nós, saramagueando!"

A palavra de Saramago ecoará nas salas de aula e nas bibliotecas escolares. Faremos deste dia uma festa em honra do excelso escritor português.


Mensagens Populares

Ciberdúvidas - um site de apoio ao bom uso da Língua Portuguesa

«A língua é como um rio: sem margens, desaparece.» João Carreira Bom O "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" é o serviço online, gratuito e sem fins lucrativos para todos os que querem saber mais sobre a língua portuguesa – o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, disponível em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt . É mais conhecido como um consultório linguístico que responde a todas as dúvidas sobre a língua portuguesa, desde a gramática e léxico até à ortografia, etimologia e história de palavras e expressões. Contudo, integrando um diversificado corpo de consultores das mais variadas áreas do conhecimento (portugueses, brasileiros e africanos de expressão oficial portuguesa), oferece conteúdos de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa. Conheça mais sobre as valências deste site e as rubricas disponíveis para consulta dos utilizadores. Clique na imagem ou aceda pelo código...

"Sexta-feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier | online

Conhece a obra de Michel Tournier sobre a história de um náufrago? Editada em 1971, esta é uma narrativa que surge da adaptação para os mais jovens do livro "Sexta-feira ou os limbos do pacífico" (Vendredi ou les Limbes du Pacifique), do mesmo autor. Relata a história  de Robinson, um homem que, em meados do século XVIII, dirigindo-se ao continente americano para efetuar  trocas comercias entre o seu país e o Chile , sofreu um terrível naufrágio, ficando a viver numa ilha desabitada. Já no século XVIII se havia escrito sobre a história de Robinson Crusoe, num romance da autoria de Daniel Defoe, publicado em 1719, no Reino Unido. Na verdade,  foi originalmente expedido em forma de folhetim, por episódios, no jornal The Daily Post . "Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece ...

Semana da Leitura 2023

A(s) Semana(s) da Leitura 2023 já começaram!  Consulte aqui o Programa.