Teve lugar, na Escola Básica nº 1 de
Condeixa-a-Nova, no passado dia 7 de março, a votação para a eleição dos
Livros + Fixes, no âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos”. Esta iniciativa, que já vai na sétima edição, é organizada
pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela VISÃO Júnior, e visa promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa.
É uma iniciativa destinada aberta a todas
as escolas do país, sejam públicas ou privadas, sendo também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.
Através de uma eleição realizada em todas
as escolas participantes, os alunos votaram no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
A votação seguiu-se após um dia de
reflexão e depois de os partidários de cada livro terem defendido as suas ideias publicamente, entre os dias 1
e 3 de março.
Na EB nº1 de Condeixa os professores e alunos dos 3º e 4º anos participaram com empenho nas atividades. A festa dos livros concretiza-se plenamente numa atividade que se estende no tempo (de novembro a março), com a votação online a nível nacional, e depois a nível local, com base na listados livros selecionados pelos alunos de todo o país.
Feito o escrutínio na escola, foram divulgados os resultados de uma eleição com 95% de votantes, sendo o livro vencedor “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, seguido de “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry e, em terceiro lugar, “O Lápis Mágico de Malala”, de Malala Yousafzai.
Todo o processo de trabalho, que envolve a leitura, a alegria da campanha e o ato solene da votação, é uma lição de cidadania para os alunos, que discutem os temas suscitados pelos livros que leram, planeiam formas de os divulgar na escola para seduzir os votantes, com muita criatividade ao nível das expressões artísticas e do digital, e dão corpo ao ato de democracia de ir a votos. Nesse dia, é constituída uma mesa com um/uma presentente e os respetivos elementos, constituídos pelos diferentes grupos de campanha. No final, os votos são contados com um representante de cada grupo, sob orientação da equipa da biblioteca escolar.