O documentário “Woman”, de Yann Arthus-Bertrand e Anastasia Mikova, dá voz a mulheres de todas as idades, etnias e credos. Traz-nos o mundo de hoje através dos olhos das mulheres.
Durante dois anos e meio, os autores viajaram por 50 países e entrevistaram 2000 mulheres de todas as idades, etnias, credos e condições sociais numa recolha de “confissões” íntimas e universais. Através dos olhos destas mulheres, nasce esta reflexão sobre o que é o mundo e como é viver nele. Da infância à velhice, em pé de igualdade ou definido por grandes injustiças. Quais as fases mais marcantes das suas vidas? Quais os sonhos e esperanças, os medos e traumas? O que esperam da vida, da sociedade e dos homens? Qual é a relação com o seu corpo e com a sedução? Que papel ocupa a aparência e a beleza? Como encaram a maternidade?
Numa época em que tanto se discute o papel da mulher na sociedade, este produto é observação limpa, por vezes sombria, das características das mulheres hodiernas e também das injustiças às quais submetidas, num mundo onde a desigualdade as afeta.