Avançar para o conteúdo principal

Os refugiados - conhecer para respeitar.

                            Foto: Reprodução/UNHCR – The Italian Coastguard / Massimo Sestini


Dia Mundial do Refugiado é celebrado no dia 20 de junho. Esta data tem como objetivo dar visibilidade à coragem e à força das milhões de pessoas que são obrigadas a fugir de suas casas e se refugiar em outras localidades para evitar perseguições, calamidades naturais ou guerras.

O principal objetivo também é discutir com a sociedade e os governos a ideia da solidariedade, respeito e responsabilidade que as nações devem ter com os povos refugiados. foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). De acordo com a mesma instituição, os países que mais tem refugiados no mundo são Síria, com 4,9 milhões de refugiados; Afeganistão, com 2,7 milhões e Somália, com 1,1 milhão.

Segundo dados da ACNUR, atualmente existem aproximadamente 60 milhões de pessoas ao redor do mundo que são obrigadas a estar fora de suas localidades de origem por motivos de guerra, perseguições e conflitos armados.

As alunas Eduarda de Almeida, Laura Carvalho e Maria Domingues, do 10ºA, realizaram um vídeo sobre a temática dos refugiados para a apresentação oral na disciplina de Português, dando sequência à ação do Projeto "Read & Stand Up - Levanta-te por uma causa!" em torno da defesa dos Direitos Humanos.


Mensagens Populares

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro

O Dia Internacional dos Direitos Humanos -  10 de dezembro -  vai ser assinalado no nosso Agrupamento com atividades da biblioteca em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 7º ano. Convidamos a Dr.ª Joana Prata e Cunha, que desenvolveu várias ações de voluntariado e vem partilhá-las com os nossos alunos.  Procurando assegurar a segurança das turmas selecionadas do 7º ano (C, D e E), e indo ao encontro das iniciativas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi elaborado um mapa de sessões no auditório da EB nº2. A palestrante convidada " nasceu em Coimbra, há 24 anos, e abraçou desde a sua adolescência grandes causas e projetos de natureza Humanitária, tendo contribuído para tornar melhor a vida de muitas pessoas. Entre as atividades e projetos em que esteve envolvida desde 2017, salientam-se: -fez voluntariado na Indonésia; -integrou a AIESEC, uma associação internacional de estudantes que promove estágios, cujo principal foco é a prom...

Concurso de escrita argumentativa "Levanta-te (Stand up) por uma causa!" - textos vencedores

“Com o teu texto, podes fazer o público pensar e agir!” Este foi o mote que fez com que os alunos do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova pusessem mãos à obra e escrevessem os seus textos, defendendo causas. O concurso de escrita argumentativa “Levanta-te (Stand up) por uma causa!”, promovido pelas bibliotecas escolares do AECDX, mobilizou 18 alunos (12 do 3.º ciclo e 6 do ensino secundário).  Trata-se de uma iniciativa que pretende desenvolver as competências de expressão escrita, promover a cidadania ativa, responsabilizar e incentivar os alunos a produzir a mudança. O desafio consistia, especificamente, em escrever um texto de opinião/texto argumentativo que defendesse o ponto de vista do aluno sobre um dos direitos inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), abordando uma das muitas temáticas, sublinhando e relacionando-as com o futuro, com a sugestão de ações objetivas. Os vencedores nos dois escalões a concurso foram o Gabriel Ferreira, do 9.ºF (3º...

"Miúdos a Votos - Quais os livros mais fixes?" - resultados

Após a grande festa dos livros, eis os  os  resultados da votação nacional : Ensino Secundário "After - Depois de o Conhecer"  "Harry Potter e a Pedra Filosofal" "A Culpa é das Estrelas"  3º CEB "O Diário de Anne Frank"  "O Rapaz do Pijama às Riscas"  "After - Depois de o Conhecer"  2º CEB "Gravity Falls - Diário 3" "Avozinha Gângster"  "Ulisses"  1º CEB "Gravity Falls - Diário 3" "O Principezinho"  "O Cuquedo"