A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo sexto ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através desta iniciativa que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
As campanhas pelos livros na Escola Básica nº 2 começaram no início de março. Os alunos dos 2º e 3º CEB envolveram-se na divulgação dos seus títulos preferidos e na elaboração de materiais e locais de publicidade aos seus livros. A campanha eleitoral dos miúdos entrou em marcha e as equipas deram o seu melhor!
Vota! Vota! Vota!
E no dia 23 foi o dia da votação, com todos as regras e preceitos da eleição de uma sociedade democrática. Os membros da mesa puderam experimentar e aprender as regras de uma votação. Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Este propósito ganha particular relevância num ano em que os cidadãos portugueses exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e direto em eleições para os Órgãos das Autarquias Locais. Se, por um lado, há uma preocupação crescente com as taxas de abstenção em Portugal, por outro lado, há estudos que sustentam que a probabilidade de as pessoas irem votar aumenta com a sua consciencialização de que o voto é um dever cívico essencial que concorre para a manutenção da democracia.
Contados os votos, o livro "Avozinha Gângster", de David Walliams, conquistou o primeiro lugar nas preferências dos alunos do 2º ciclo, com 30 votos. No segundo lugar, ex aequo, ficaram empatados "A Menina do Mar" e "A Fada Oriana", de Sophia de Mello Breyner Andresen, com 10 votos cada.
Os alunos representantes das campanhas dos livros do 3º CEB apuraram os votos.
O vencedor foi "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luís Sepúlveda. Em segundo lugar ficou o "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban", de J. K. Rowling. "O Diário de Anne Frank" ocupou a terceira posição.
Parabéns a todos pelo empenho nesta luta pelos livros! Viva a leitura!