Avançar para o conteúdo principal

A leitura escapa aos vírus!

Os alunos do 2ºB da EB nº1 de Condeixa-a-Nova contam a história do livro "O Nuno escapa aos vírus", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, num tempo de Ensino a Distância. O vídeo parcial foi submetido ao Concurso "Conta-nos uma história!", promovido pelo Ministério da Educação.
O projeto foi desenvolvido pela professora Maria de Deus Zeferino, em articulação com a biblioteca escolar. A gravação e a leitura expressiva tiveram a prestimosa colaboração dos encarregados de educação. Um verdadeiro trabalho em equipa!


Mensagens Populares

Contos de fadas reinventados na EB nº1

As alunas Ana Beatriz Paiva e Mafalda Silva, do 7ºD, e Lídia Lopes, do 7º A, levaram aos alunos do 2º ano “A verdadeira História do Capuchinho Vermelho”, de Sandro Natalini e Agnese Baruzzi. Nesta sessão fizemos um "brainstorm" de histórias infantis. Da leitura ao reconto, as personagens (lobos, anões, bruxas, princesas e até porquinhos) vieram à tona do imaginário e foram revisitados pelas crianças.      Este Mês Internacional das Bibliotecas Escolares encheu-se de histórias!

Leituras centenárias - 16 de novembro

  O programa “Saramago na Escola” compreende várias iniciativas, dentre as quais as  Leituras  Centená rias ,  uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura. Assim, no dia 16 de novembro de 2021, assinalando a abertura do Centenário, realizaram-se, em  100  Esc olas  Básicas portuguesas , sessões de leitura do conto  A Maior Flor do Mundo . As escolas EB nº 1, EB nº 3 e EB1 de Anobra participaram nesta iniciativa com vídeos das leituras que se iniciaram às 10:00 em ponto, como combinado. Desta forma, demos início ao longo ano de comemoração de José Saramago, autor consagrado internacionalmente através do Prémio Nobel da Literatura (1998) e com uma vasta obra de criação literária sempre inspiradora e atual. #centenáriosaramago

MIBE - sessões de contos nas bibliotecas escolares

Outubro fez despertar o mundo dos contos, das lendas e das histórias tradicionais nos espaços das bibliotecas escolares . O “Canto do Conto” está pronto para a narração de histórias, a que se associarão outras atividades de escrita e formação de utilizadores.     A funcionária da biblioteca, Anabela Gaspar, com as professoras Lurdes Cardoso e Clara Videira, prepararam os cenários.             Era uma vez…um mês de encanto.