Sabia que hoje é o Dia Mundial da Bicicleta?
Esta data promove o uso da bicicleta como meio de transporte, destacando os seus benefícios e incentivando o seu uso e, consequentemente, a mobilidade sustentável. Em tempo de desconfinamento e de progressivo regresso à normalidade, uma voltinha de bicicleta é não só recomendável, como benéfica para o bem estar individual.
A este propósito, escolhemos divulgar uma leitura que o PNL recomenda para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, tendo como objeto central uma bicicleta. O título é “Bicicleta à chuva” e a autora Margarida Fonseca Santos.
Trata-se de uma narrativa bipartida, protagonizada por dois adolescentes. Jaime é um menino gordinho que tem dois grandes amigos e desenha muito bem. Todos os dias, no regresso a casa, tem que sofrer calado as agressões verbais e físicas de três membros de um gangue (Os Alcaides). O líder dos agressores é Valdomiro, um jovem que repete na rua aquilo que presenceia em casa, ou seja, a violência do pai, que lhe marca o corpo. Esta história expõe o fenómeno das relações interpessoais entre os adolescentes e obriga o leitor a refletir. Agressores e vítimas circulam na narrativa, com diferentes motivações, sob uma chuva de sentimentos e emoções. Também na ficção a bicicleta será um elemento central.
"Atirámo-nos ao trabalho. Mas havia uma coisa que eu nunca iria esquecer: o papel de uma bicicleta verde, encostada a um muro, entrelaçada na hera e na minha vida."
Curioso(a)?
Requisita na tua biblioteca! Envia um email para bibliotescondeixa@gmail.com.