Avançar para o conteúdo principal

UNICEF lança contos de fadas às avessas

No meio da maior crise de migração forçada desde a Segunda Guerra, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promoveu o lançamento de filmes de animação para sensibilizar o mundo sobre os horrores do êxodo dos países em guerra ou em condições precárias de desenvolvimento.

Sob o título Unfairy Tales (“Contos Desencantados” ou “Contos que não são de fadas”, em tradução livre), os três desenhos animados contam as histórias reais de jovens que fogem da guerra. A agência da ONU pretende mobilizar o público com mensagens nas redes sociais. Para participar, basta compartilhar um ato de humanidade em relação a crianças e jovens refugiados e migrantes, utilizando a hashtag #actofhumanity.

“As histórias dessas três crianças não são incomuns. Em todo o mundo, pelo menos 65 milhões de crianças e jovens estão em movimento – fugindo de conflitos, pobreza ou climas extremos – em busca de uma vida mais estável e de um lugar que possam chamar de lar”, destacou a diretora global de Comunicação do UNICEF, Paloma Escudero. 
Educar para a integração e para o respeito pela diferença e pelas minorias é preciso, para um futuro mais equilibrado, justo e harmonioso.

Mensagens Populares

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro

O Dia Internacional dos Direitos Humanos -  10 de dezembro -  vai ser assinalado no nosso Agrupamento com atividades da biblioteca em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 7º ano. Convidamos a Dr.ª Joana Prata e Cunha, que desenvolveu várias ações de voluntariado e vem partilhá-las com os nossos alunos.  Procurando assegurar a segurança das turmas selecionadas do 7º ano (C, D e E), e indo ao encontro das iniciativas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi elaborado um mapa de sessões no auditório da EB nº2. A palestrante convidada " nasceu em Coimbra, há 24 anos, e abraçou desde a sua adolescência grandes causas e projetos de natureza Humanitária, tendo contribuído para tornar melhor a vida de muitas pessoas. Entre as atividades e projetos em que esteve envolvida desde 2017, salientam-se: -fez voluntariado na Indonésia; -integrou a AIESEC, uma associação internacional de estudantes que promove estágios, cujo principal foco é a prom...

Concurso de escrita argumentativa "Levanta-te (Stand up) por uma causa!" - textos vencedores

“Com o teu texto, podes fazer o público pensar e agir!” Este foi o mote que fez com que os alunos do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova pusessem mãos à obra e escrevessem os seus textos, defendendo causas. O concurso de escrita argumentativa “Levanta-te (Stand up) por uma causa!”, promovido pelas bibliotecas escolares do AECDX, mobilizou 18 alunos (12 do 3.º ciclo e 6 do ensino secundário).  Trata-se de uma iniciativa que pretende desenvolver as competências de expressão escrita, promover a cidadania ativa, responsabilizar e incentivar os alunos a produzir a mudança. O desafio consistia, especificamente, em escrever um texto de opinião/texto argumentativo que defendesse o ponto de vista do aluno sobre um dos direitos inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), abordando uma das muitas temáticas, sublinhando e relacionando-as com o futuro, com a sugestão de ações objetivas. Os vencedores nos dois escalões a concurso foram o Gabriel Ferreira, do 9.ºF (3º...

"Miúdos a Votos - Quais os livros mais fixes?" - resultados

Após a grande festa dos livros, eis os  os  resultados da votação nacional : Ensino Secundário "After - Depois de o Conhecer"  "Harry Potter e a Pedra Filosofal" "A Culpa é das Estrelas"  3º CEB "O Diário de Anne Frank"  "O Rapaz do Pijama às Riscas"  "After - Depois de o Conhecer"  2º CEB "Gravity Falls - Diário 3" "Avozinha Gângster"  "Ulisses"  1º CEB "Gravity Falls - Diário 3" "O Principezinho"  "O Cuquedo"