A Internet surgiu no final da década de 1960, com o nome de Arpert, nos Estados Unidos. O objetivo era criar um canal de comunicação específico para interligar laboratórios de pesquisa e as bases militares do país. No início dos anos 80, a Arpert entrou no meio académico e, após alguns anos, já na década de 1990, inicia-se o sistema World Wide Web – o famoso WWW que conhecemos. O século XXI ofereceu-nos “um admirável mundo novo” e inaugurou a apelidada “sociedade da informação”.
Esta novidade gerou uma grande mudança no nosso quotidiano. Nos nossos dias, verificamos profundas transformações na forma como comunicamos, como procuramos e recebemos a informação, como pesquisamos e compramos bens e serviços, como estudamos e como nos relacionamos com a vida e com o mundo.
As mudanças operadas representam novos desafios à área da Educação, não só pelo uso, cada vez mais intensificado, das tecnologias nas intervenções pedagógicas (presencialmente ou a distância), mas também pelas questões éticas, autorais e os contextos de risco que se acentuam, à medida que os tempos avançam. A segurança no uso na internet é uma preocupação crescente, em particular no trabalho a desenvolver com os mais jovens.
A 17 de maio celebra-se o Dia Mundial da Internet, procurando-se uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos. Esta data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006, é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.
Cláudia Manata, uma das autoras da coleção "Alerta Premika! Risco Online Detetado", vem falar da Premika aos alunos do nosso Agrupamento. Esta personagem é um ser meio-robô/meio-humano que quer ajudar as crianças a ser mais hábeis e previdentes no uso da internet.
Trata-se de um projeto do Instituto de Apoio à Criança (IAC) que pretende agir a favor da prevenção do cyberbullyng. Cláudia Manata e Raquel Palermo, com colaboração da investigadora Teresa Sofia Castro, criaram uma estratégia que envolve a leitura e o jogo.